terça-feira, dezembro 06, 2005

Ponte Velha do Faial


Uma das obras públicas mais importantes do início do século 20, no arquipélago da Madeira, tanto pela sua utilidade, como pela sua beleza e engenho humano, tendo a sua construção decorrido entre os anos de 1904 e 1910.
A velha Ponte do Faial, atravessava a Ribeira do Faial e foi durante muitos anos a maior ponte da ilha da Madeira em extensão, com os seus 130 metros de comprimento e os seus 7 arcos, que levavam muitas pessoas a referi-la como a Ponte das Sete Bocas.
No dia 02 de Março de 1984 um forte temporal assolou a costa norte, levando a que a velha ponte não resistisse á fúria das águas da ribeira, acabando por desmoronar-se 4 dos seus 7 arcos. A sua reconstrução foi posta de parte, sendo construída uma nova ponte a escassos metros, a Ponte 1 de Julho.
Os 3 arcos que sobreviveram ao temporal, fazem hoje em dia parte do património da freguesia do Faial, sendo-lhes atribuído a designação de Imóvel Classificado de Valor Municipal, o que sem dúvida vem restituir um pouco do valor devido.

Sem comentários: