quinta-feira, dezembro 22, 2005

Caveira



Aqui temos mais uma daquelas pequenas maravilhas que passam despercebidas, mas que são de uma beleza fascinante.
A Caveira – Acherontia átropos – é uma borboleta nocturna, famosa por ter na parte dorsal um desenho parecido com uma caveira humana, sendo uma das borboletas mais pesadas da Europa, pode alcançar uma envergadura de 12 cm, com uma cor escura, as suas asas posteriores são de cor amarela e preta, tendo a particularidade de ser um daqueles poucos insectos que imitem sons, neste caso, quando nós lhe pegamos emite um som estridente.
Devido ao desenho da caveira, esta bela borboleta foi sempre conectada com a morte, e Lineu ao dar-lhe o nome cientifico em 1758, inspirou-se na mitologia Grega, escolhendo Acheronte, que era o rio que as almas condenadas atravessavam, e Caronte a figura que as acompanhava nessa travessia.
Outro facto digno de relevo é que esta mesma borboleta foi utilizada no poster do filme “O Silêncio dos Inocentes”, que como todos nós sabemos foi um filme de muito sucesso.Futuramente postaremos a larva desta linda borboleta, pois também tem uma beleza muito própria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há dias descobri uma destas borboletas. Nunca tinha visto nenhum exemplar. São mesmo difícieis de fotografias. Parabéns pela foto e pela informação. Boas festas. Virgílio Nóbrega

Jribeiropereira@sapo.pt disse...

Apanhei uma ontem. Entrou-me pela janela e aterrou no caixote do lixo aqui no Porto Santo.