segunda-feira, dezembro 12, 2005

Levada da Fajã da Ama



A levada da Fajã da Ama, também conhecida como a Levada da Fajã do Rodrigues, situa-se nas serras do concelho de S. Vicente, tendo a sua origem na Ribeira do Inferno, atravessando os sítios da Fajã do Rodrigues, Furna da Areia, Cortados, Fajã da Ama, Curral dos Burros até chegar à Achada do Loural onde começa o túnel de cerca de 3 Km que irá acabar na Central Hidroeléctrica da Serra de Água, destino final das Águas.
A principio tinha como função o regadio, mas há poucos anos foi construído um túnel até a Serra de Água, de maneira a aproveitar as águas para a Central.
Para os amantes da natureza, é sem dúvida um passeio extremamente agradável, pois apesar de ser não ser uma levada muito grande em extensão, é muito rica em diversidade, tanto em paisagem natural, como humanizada, onde destaco a Ribeira do Inferno, e os vales espectaculares cobertos pela Laurissilva, que nos dão uma sensação de estarmos longe da civilização, o vale de S.Vicente com os tradicionais poios trabalhados com muito esforço pelos agricultores, sem esquecer os habituais túneis que sempre dão um pouco de sal aos passeios.

1 comentário:

Anónimo disse...

As levadas...agora recordo.Eu tinha lido que se tratava de uma forma de transporte de água.Desonhecia que fossem tão belas.
Que paisagem assombrosa!!!... é emocionante de tão belo que é . Obrigada.