sexta-feira, dezembro 30, 2005

Curral das Freiras


Freguesia do concelho de Câmara de Lobos, o Curral das Freiras foi desde sempre um dos locais mais isolados da Ilha da Madeira, ficando situado na cratera de um vulcão extinto, rodeado por enormes montanhas, sendo atravessado pela Ribeira dos Socorridos.
No inicio da colonização foi lhe dado o nome de Curral, pois era um local de abundantes pastagens, aproveitadas para a criação de gado, mas por volta de 1480 foi doado ás freiras do Convento de Santa Clara, advindo daí o actual nome de Curral das Freiras.
Os habitantes do Curral das Freiras sempre se dedicaram principalmente á agricultura, fruticultura e criação de gado, tendo como produtos mais famosos, a Cereja, Noz, Ginja e não esquecendo aquele que talvez seja o mais importante, pois é feita uma festa anual em sua honra, a Castanha.
Actualmente, com a abertura de novos acessos, o Curral das Freiras tem apresentado um desenvolvimento acelerado, não sendo mais aquele local isolado, só espero que este rápido desenvolvimento não desvirtue aquela terra, por muitos considerada como a mais tradicional da Madeira.

Sem comentários: