sábado, dezembro 24, 2005

Natal


O Natal na Madeira, ainda guarda muitas tradições, sendo vivido tanto de uma maneira religiosa, como profana.
Tudo começa com as madrugadoras Missas do Parto, iniciadas com uma Banda filarmónica que vai de porta em porta, noite dentro, pelos sítios entoando musicas próprias da época, acabando na Igreja. Mas o ponto alto é a participada Missa do Galo, celebrada na noite de 24 de Dezembro, onde em algumas paróquias não falta a sempre bonita representação teatral do Nascimento de Jesus.
A nível religioso temos ainda o tradicional Presépio ou Lapinha, que é sem dúvida alguma, o maior símbolo do Natal, representado na foto deste post, o presépio do autor.
Na vertente profana temos as iluminações de Natal, tanto nas ruas como nas habitações particulares, temos também aqueles locais de diversão característicos da época, com carros eléctricos, montanha russa, circo e muitas outras coisas; e a troca de presentes na noite de Natal.
Na parte gastronómica, temos a Carne vinho e alhos, o bolo de mel, as broas, a Canja de Galinha, o Cacau, os licores caseiros, e outras coisas características dos próprios Concelhos.
Desejamos a todos umas Boas Festas e um Feliz Natal, com muita paz e Amor!

Sem comentários: