sexta-feira, junho 23, 2006

Capela da Corrida


Localizada junto ao miradouro da Boca da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, esta pequeníssima capela é consagrada a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, tendo sido benzida a 25 de Julho de 1999.
Apesar de ter poucos anos, encontrei duas versões para a sua construção, não sabendo qual a correcta, ou se ambas contêm verdade.
Numa das visitas que fiz ao local, encontrei lá uns guardas florestais, a quem perguntei se sabiam algo sobre a construção da Capela, eles contaram-me que tinha sido uma turista estrangeira que tinha mandado construir, em honra ao seu marido que tinha falecido subitamente, naquele local, depois de um passeio a pé, a verdade é que dentro da Capela tem uma foto de um idoso, mas não sei se esta versão é verdadeira.
No espectacular site do Dr. Manuel Pedro Freitas – Câmara de Lobos, Suas gentes, historia e cultura – encontramos a informação, de que a iniciativa de construir a Capela partiu de Horácio dos Santos Faria, ajudado por outros motoristas, sinceramente acredito mais nesta versão, ainda para mais quando a Capela é em honra ao padroeiro dos motoristas.

1 comentário:

Unknown disse...

a verdadeira versão e que partiu da iniciativa de meu pai horacio dos santos faria e seus amigos a tal historia do turista foi que morreu la perto e a mulhe em homenagem ao marido pediu que la colocasse a foto esta e verdadeira versão