quinta-feira, junho 15, 2006

Rotunda do V Centenário


A Rotunda do V Centenário fica localizada á Boca do Túnel da Ponta de Sol, devendo o seu nome à celebração do 500º aniversário da elevação da Ponta de Sol a vila.
No centro da rotunda está implantado um motivo escultórico inaugurado a 2 de Dezembro de 2001, autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, composto por 5 módulos de pedra, que representam os 5 séculos de existência da vila, simbolizando a pedra, o carácter forte das gentes da Ponta de Sol.
Vista de frente, a escultura dá a ideia da proa de um navio, realçando a importância da Ponta de Sol e do seu Porto, no desenvolvimento da zona, a culminar a escultura temos, uma cascata de Água, atribuindo e muito bem, o carácter essencial da água que brota da montanha e atravessa todo o concelho.
É certo que muita gente não gostou da escultura, mas também é verdade que é difícil agradar a todos, eu sou de opinião que o que mais prejudica a obra de arte, é a constante falta de agua, pois se a cascata estivesse a funcionar, decerto as opiniões seriam muito mais positivas.

1 comentário:

Anónimo disse...

A PEDRA CERTAMENTE NÃO ERA O MATERIAL... A ESCULTURA É FRIA INESTÉTICA. ENFIM A PEÇA PARECE SER UM ESBOÇO DE ALUNOS FINALISTAS DE 8º ANO NA AREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL...QUANTO AO MEIO ENVOLVENTE NO COMENTS...