terça-feira, junho 13, 2006

Malvaísco


Desta vez, apresento-vos uma planta herbácea vinda da zona dos Balcãs. Falo do Malvaísco – Alcea rósea – também conhecido por Malva-da-Índia.
Duradoura e grande em relação à altura atingida (entre 1 e 2m), é coberta por uma camada de finos pêlos e tem uma folhagem muito abundante.
Ainda em relação a este último ponto, as folhas verdes, têm a particularidade de secarem de fora para dentro, talvez dependendo do local onde se desenvolvem. São grandes em relação à planta (algumas atingem o tamanho de uma mão aberta).
As flores são um pouco parecidas ao Cardeal, mas um pouco mais fechadas e mais pequenas. A coloração é muito variada, existem exemplares brancos, rosa/claro, rosa/escuro, avermelhados suaves e fortes, enfim, uma panóplia de cores que ficam muito bem num jardim banhado pelo Sol. A sua posição na planta resume-se a uma haste, como tantas outras plantas, mas neste caso as hastes não acolhem apenas uma flor no seu topo. A Malva-da-Índia é composta por algumas hastes torneadas por diversas flores que ornamentam jardins (e não só) entre os meses de Abril e Agosto (normalmente).

Sem comentários: