segunda-feira, junho 19, 2006

Macela


A Macela ou Marcela - Anthemis nobilis – é o nome pelo qual é conhecida a Camomila na ilha da Madeira, tendo sido introduzida cá, principalmente na zona da Camacha.
Planta da família das compostas, oriunda do continente europeu, a Macela é uma planta anual, que cresce em forma de pequenas hastes de 20 a 50cms com folhas finas e pontiagudas, e flores amarelas.
Cresce bem em terrenos secos, mas com um clima fresco, e bom sol, florescendo nos meses de Junho e Julho aqui na Madeira.
Apesar de poder ser utilizada na culinária ou até como flor caseira aromática e ornamental, é como erva medicinal que ganhou mais fama, sendo sem dúvida, uma das plantas medicinais mais utilizada em todo o mundo.
Foi o seu intenso perfume que levou os antigos a pesquisarem-na, encontrando todas aquelas propriedades reconhecidas hoje em dia, sendo utilizada para chá as suas folhas ou flores no combate a inúmeras doenças, como cólicas, stress, inflamações, insónia, diarreia, dores musculares e menstruais, e muitas mais.
Aqui na Madeira é tradição venderem-se às pinhas nas ruas do Funchal.

Sem comentários: