domingo, junho 11, 2006

Cerejeira


A Cerejeira é uma arvore de fruto, que floresce nos meses de Março e Abril, frutificando nos fins de Maio e Junho. A variedade cultivada na Madeira é a Prunus avium juliana, com um fruto vermelho, arredondado e mole, de um só caroço, existindo também uma variedade de cor preta, mas essa é mais rara.
É um fruto de origem asiática que, apesar do seu pequeno tamanho, é muito apreciado pois além de ser saboroso, é rico em vitamina C e potássio, tendo propriedades laxativas, depurativas e antioxidantes, entre outras, fazendo dele um fruto muito saudável, mas nunca exceda as 300 gr diárias, pois quando comidas em exagero podem provocar problemas estomacais.
Apesar de ter sido cultivada na Madeira em vários locais (Serra de Água, Curral das Freiras e Ponta de Pargo), o local onde atingiu maior sucesso foi na freguesia do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, tornando-se um símbolo da jovem freguesia.
Desde 1954, que a freguesia do Jardim da Serra recebe, durante um fim-de-semana do mês de Junho, a Festa da Cereja, uma das mais antigas de toda a ilha, onde os produtores da Cereja dão a conhecer o seu produto e as suas dificuldades.

Sem comentários: