quarta-feira, maio 17, 2006

Rebocador Comandante Passos de Gouveia


A Madeira recebe todos os anos centenas de navios, quer de turismo como de mercadorias, e ao contemplarmos os enormes navios, nem nos apercebemos do importantíssimo trabalho, efectuado pelos pequenos rebocadores, essenciais na operação de chegada e partida dos grandes navios.
Construído no estaleiro naval asturiano “Ria Avilés Shipyard”, o Rebocador Comandante Passos de Gouveia, é um rebocador polivalente, com uma força de tracção na ordem das 45 toneladas, e 25 metros de comprimento, tendo sido inaugurado a 06 de Novembro de 2003, com um custo final de 2,804 milhões de euros.
Foi uma importante aquisição para a Madeira, pois na altura da sua inauguração a Madeira tinha apenas outros 2 rebocadores com mais de 40 anos, e uma força de tracção 4 vezes inferior.
Foi Baptizado com o nome de Comandante Passos de Gouveia em honra ao Comandante Simplício Passos de Gouveia (1902-2001), um grande aficionado pelos desportos náuticos e entre muitas outras coisas, sócio fundador do Clube Naval do Funchal.

Sem comentários: