sábado, maio 13, 2006

Entrosa



Apesar de na ilha da Madeira existirem inúmeras escarpas, existe uma entre as freguesias da Boaventura e do Arco de São Jorge, que chama a atenção, a todos os amantes de caminhadas e da natureza, conhecida pelo nome de Entrosa.
O que a torna especial, é o facto de existir lá uma velha vereda de pedra que liga as duas freguesias acima mencionadas, serpenteando a enorme escarpa entre os Sítios de São Cristóvão na Boaventura, e o Sitio da Enseada no Arco de São Jorge.
São 2 km de vereda bastante agradável e bem preservada, com uma flora madeirense rica, e ainda vistas espectaculares sobre os ilhéus da Boaventura e toda a costa, cabendo ao caminhante escolher qual a maneira preferida de a fazer, pois se escolher começar na Boaventura, terá pela frente uma subida acentuada. Se por outro lado preferir começar no Arco de São Jorge apanhará com uma descida íngreme, como podem ver emoção não faltará.
A vereda da Entrosa, ou caminho da Entrosa, fazia parte do antigo caminho que ligava toda a ilha pelo litoral, por isso a sua preservação é uma maneira de homenagear todos aqueles que sofreram para desenvolver a Madeira.

Sem comentários: