segunda-feira, maio 15, 2006

Garça-Boieira


Originária do continente Africano, predominando no Quénia e Tanzânia, a Garça-Boieira – Bubulcus íbis – é, de toda a família das Garças, a menos ligada a meios aquáticos, por isso não é raro encontra-las em locais afastados da água, um pouco por todo o mundo , exceptuando as zonas polares.
A sua plumagem branca de Inverno, é substituída no Verão por tons rosa na cabeça, peito e costas, o seu tamanho varia entre os 48 a 53 cms, com uma envergadura de 90 a 96 cms, sendo uma ave muito leve com um peso entre os 300 e 400 gramas.
Aqui na Madeira, é considerada uma ave ocasional, fruto de pequenos desvios durante a sua marcha migratória, podendo ser observada durante o Inverno, principalmente na zona do Lugar de Baixo e no Porto Santo.
Embora seja uma ave habituada a voar em colónias que podem ir de uma dezena de indivíduos a milhares, até hoje o maior grupo que consegui registar aqui na Madeira, foi de seis indivíduos.
É conhecida pelo nome de Garça-Boieira, por ser normal acompanharem as manadas de gado, pois aí encontram grande concentração de insectos, o seu principal alimento, não sendo raro até vê-las pousadas no dorso desses animais, como que “limpando-os” de parasitas e irritantes insectos.

Sem comentários: