terça-feira, maio 09, 2006

Ponte dos 5 Arcos


O Faial sempre foi conhecido pelas suas duas pontes, e neste espaço já falamos numa delas, a Ponte das Sete Bocas, agora chegou a vez de nos debruçarmos na outra Ponte, a Ponte dos 5 Arcos.
Situada no Sítio da Banda dos Moinhos, freguesia do Faial, Concelho de Santana, a Ponte dos 5 Arcos foi construída entre os anos de 1907 e 1910, sobre a Ribeira da Metade, vindo a substituir uma precária ponte de madeira que não satisfazia a necessidade da população.
É importante salientar que as duas pontes foram construídas na mesma altura, sendo infra-estruturas essenciais na ligação entre o norte e sul da ilha, mas infelizmente apenas a Ponte dos 5 Arcos conseguiu chegar aos nossos dias.
Hoje em dia a Ponte dos 5 Arcos está inserida numa zona controversa, pois em vez de ser um local digno de um postal turístico, com uma velha ponte, um vale harmonioso, não faltando a ribeira na qual por vezes encontramos aves migratórias, temos na realidade a bela Ponte, com um vale conspurcado com materiais de construção, destruído pela acção humana e uma ribeira lamacenta, mas por incrível que pareça, sempre conseguimos encontrar uma ou outra ave migratória.

Sem comentários: