domingo, março 12, 2006

Jardim do Mar


Pequeníssima freguesia do Concelho da Calheta, o Jardim do Mar não é mais do que uma fajã formada a partir do desmoronamento de terrenos.
Os primeiros colonos ficaram surpresos, por encontrar numa zona de grandes rochedos escalvados, uma pequena terra repleta de flores silvestres, dando-lhe por isso o nome de Jardim, que com o decorrer do tempo passou a Jardim do Mar, para o diferenciar do Jardim da Serra.
Apesar de ser uma zona costeira, a sua principal actividade sempre foi a agricultura, muito por culpa da grande fertilidades dos seus solos, o antigo engenho, hoje em ruínas é prova de que deve ter sido uma zona de grande produção sacarina.
Nos últimos anos o Jardim do Mar, é mais conhecido pelas suas ondas, reconhecidas pelos surfistas como as melhores de Portugal para a pratica do surf, levando a que o Jardim do Mar acolhesse competições nacionais e até internacionais, e pela promenade, construída pelo governo regional em 2004, bem aproveitada por residentes e turistas para passar bons fins de tarde.

1 comentário:

Anónimo disse...

tambem eu me apaixonei pela madeira porque acima de tudo me apaixonei por uma linda perola do jardim do mar e que tanto trabalho deu a roubar do seu paraiso á beira mar plantado
visitei a madeira pelas mãos dela, conheci o jardim que me acolheu como "jardineiro", a simpatia do povo e a beleza e a paz do local
tenho pena de não poder voltar mais vezes, mas definitivamente fiquei ligado ao jardim, já temos uma "jardineirinha" que mais dia menos dia tem que ir ver o seu paraiso