sexta-feira, julho 21, 2006

Ribeiro Frio - Portela


Como estamos a chegar ao fim de semana, altura de descanso para a maioria das pessoas, e ainda por cima com os alertas que têm sido lançados acerca do mal causado pelo sol, e os amaldiçoados ultravioletas, que na Madeira nos últimos dias têm alcançado o valor máximo (11), nada como trocar um dia de sol escaldante e nocivo, por um passeio acessível e muito agradável, quase sempre coberto pela sombra das árvores e acompanhado por uma agradável brisa fresca.
Refiro-me ao passeio Ribeiro Frio-Portela, ou para quem preferir, Portela-Ribeiro Frio, com uma distância de 10 km e uma paisagem composta pela Laurissilva, com alguns pequenos túneis e umas panorâmicas formidáveis.
A caminhada tem início logo abaixo do Posto Florestal do Ribeiro Frio, numa vereda à direita da estrada, a partir daí seguimos sempre pela levada da Serra do Faial até encontrarmos a casa da Divisão das Águas, aproximadamente uma distancia de 8 kms, nessa altura, abandonamos a levada e descemos cerca de 200 metros até ao Posto Florestal dos Lamaceiros, local perfeito para um piquenique, depois é seguir pelo caminho de terra, sempre com atenção as pequenas placas que nos irão guiar até ao fim do passeio, 2 km depois.
É importante referir, que esta zona nos oferece alguns passeios alternativos, como por exemplo: Ribeiro Frio-Divisão das Águas- Santo da Serra/Camacha ou ainda, Ribeiro Frio-Posto Florestal Lamaceiros-Porto da Cruz/Santo da Serra, é tudo uma questão de vontade dos participantes e seguir as indicações dadas pelas placas ao longo do trajecto, pois esta zona está toda muito bem sinalizada.
Bom passeio, e não se esqueça de ir bem preparado, pois a segurança é sempre o mais importante.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu amo a ilha da Madeira. Soy espanhol e he visitado duas veces a tua ilha e este ano, a terça vez (perdón no hablo portugués). Sao vicente para dormir e jantar, e passeios pelas levadas maravilhosas: 25 fontes, do nord, e Ribeiro Frío..mmm! Madeira!
¿Sabe cómo se pode ir de Sao Vicente a Ribeiro Frío e voltar?

mmm. Madeira! Ja voy! José Miguel

Anónimo disse...

Não existe um caminho que ligue directamente os dois locais. No entanto, por veredas e levadas podemos ligá-lo. Para tal, deverá fazer a Levada dos balcões no Ribeiro frio até o Caldeirão do Inferno (a levada é muito perigosa), do Caldeirão subir até o Pico Ruivo por uma vereda tb perigosa e depois ligar Pico Ruivo até Encumeada. Daí até a baixa de São Vicente existem varias levadas e veredas. Percurso para um dia inteiro a andar rapido.
Abraço

Anónimo disse...

ou então, ir até ao caldeirão do inferno depois descer até ao caldeirão verde seguir a levada até ao cruzamento da ilha/pico ruivo descer e apanhar a levada do tornos até a boaventura, depois apanha a vereda do chazinho, demora o mesmo tempo mas é muito mais suave(menos cansativo).~

atenciosamente
Carlos dos Bravos