segunda-feira, julho 17, 2006

Feira Agro-pecuária do Porto Moniz


Todos os anos no mês de Julho, decorre no Sítio das Portas da Vila, na freguesia da Santa, concelho do Porto Moniz, uma feira agro-pecuária organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, onde a principal preocupação, é fomentar o desenvolvimento da actividade agro-pecuária, sendo sem dúvida uma boa oportunidade para os produtores darem a conhecer o seu meio de trabalho, exporem e até comercializarem os seus produtos.
Aquando da sua criação, em 1956, a feira era uma exposição de gado bovino, do concelho do Porto Moniz, onde os produtores exponham os seus animais e transaccionavam-no, sendo o ponto alto da feira o concurso para o melhor animal. Só mais tarde, em 1962, foi permitida a participação de gado ovino e caprino no evento.
Até 1980 a feira foi conhecida pelo nome de "Feira do Gado", pois como acima referi, apenas eram expostos animais, só que a partir desse ano, a feira estendeu-se à agricultura, ficando a ser denominada por “Feira Agro-pecuária”, mas curiosamente hoje em dia a maioria das pessoas, ainda refere-se a ela como a “Feira do Gado”.
Na edição deste ano participaram 118 expositores, 52 de produtos agrícolas, 44 pecuários, e 22 empresas que comercializam produtos agro-pecuários.
De registar a participação pela primeira vez na feira de produtos provenientes de agricultura biológica.
A feira teve início na Sexta-feira, terminando no Domingo, sempre com milhares de visitantes, à boa maneira de arraial, desfrutando dos comes e bebes e espectáculos que acompanharam a feira.
Para terminar, falta referir que a partir de 2008, o evento passará a decorrer num novo espaço, com melhores condições, chamado de “ A Porta da Laurissilva”.

Sem comentários: