quinta-feira, julho 13, 2006

Ameixas



A Ameixieira é uma árvore, originaria da região do Cáucaso, Anatólia e Pérsia, com um fruto oblongo ou globoso, variando entre o doce e o acido consoante a variedade.
Foi introduzida um pouco por toda a ilha da Madeira, pois é uma planta que apesar de precisar um pouco de frio, se adaptou perfeitamente ao clima local.
Com o decorrer dos anos a sua cultura centrou-se em zonas como o Santo da Serra, Jardim da Serra, Curral das Freiras e Camacha, embora ainda seja usual encontra-mos ameixieiras um pouco por toda a ilha.
Apesar de existirem mais de uma centena de variedades no mundo inteiro, na ilha da Madeira encontramos menos de dez variedades, destacando-se de entre essas, a Golden Japan (Amarela), a Burbank (Cor de rosa), a Santa Rosa (Vermelha por fora, amarela por dentro) e os Abrunhos (violeta), frutificando todas elas normalmente nos meses de Junho e Julho.
A Ameixa é um fruto de grande valor medicinal, quer quando ingerida fresca ou seca, pois è rica em magnésio, sódio, potássio e fósforo, eficaz contra a prisão de ventre e outros problemas intestinais, hemorróidas e a hipocondria. Recomendada no combate a inúmeras infecções como das vias urinárias, do aparelho digestivo, estômago e intestino, e ainda aquando de fraqueza geral e debilidade mental. E ainda no caso de anginas, catarros, artrite, reumatismo entre outras.
Não bastasse ser saborosa ainda por cima é extremamente saudável, podendo ser utilizada para fazer bolos, compotas e licores.

Sem comentários: