terça-feira, janeiro 03, 2006

Palacete dos Zinos


Situado no cimo da fajã do Lugar de Baixo, no concelho da Ponta de Sol, o Palacete dos Zinos é um edifício de grande importância arquitectónica, pois é um dos poucos imóveis de estilo romântico na Madeira, tendo uma Capela dedicada ao Espírito Santo ainda hoje utilizada pelos locais para os serviços religiosos quotidianos.
Construído no final do século XIX, com a finalidade de ser usado como casa de Verão da família Zino, aproveitando o excelente clima da zona, o Palacete ao longo dos anos, chegou a ser utilizado pelo estado como escola Técnico-agrária e mais tarde como escola primária, sendo votada ao abandono em 1976.
Até que em 2002, o governo regional através da Ponta do Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira decidiu e bem recuperar o edifício, equipando-o de maneira a poder receber eventos variados.
Como curiosidade temos os vários nomes pelos quais o edifício é conhecido: Palacete, Solar ou Chalé dos Zinos, e mais recentemente aquando da sua recuperação foi oficialmente baptizado como Palacete do Lugar de Baixo, eu por mim continuo a tratá-lo por Palacete dos Zinos.
Mas o mais importante foi mesmo retirá-lo do abandono e dar-lhe a dignidade merecida, agora também é importante a tutela resistir aos ataques dos investidores turísticos e nunca vedar o acesso dos locais e Madeirenses em geral á Capela e ao magnifico edifício.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu considero esta esplêndida obra de arte uma notável raridade!considero,portanto,sem especificar nimguém que a informação disponível é pauperríma!interrogo-me se é por falta de estudo e por conseguinte falta de fontes bibliográficas,se é por mera despreocupação das entidades divulgadoras.(secretária do turismo..)Caso alguém tenha informação sobre bibliografia que documente historicamente a autoria, envolvidos na obra,etc ou que a trate do ponto de vista estético esta preciosidadae arquitetónica;ficaria grato que deixasse neste endereço:hygynux@hotmail.com.fica aqui uma crítica que só pretende colaborar...

1 disse...

boa noite, eu estou a fazer um trabalho sobre este chalet.. será que seria possivel enviar.me mais documentação sobre esta obra, em especial fotografias? ficaria eternamente agradecida pela sua amabilidade e disponibilidade. muito obrigada.

paula_isabel1993@hotmail.com