sexta-feira, janeiro 13, 2006

Poço da Neve



Existem coisas que hoje parecem banais, mas antigamente eram impensáveis, por exemplo o Gelo, com o aparecimento dos frigoríficos e outros aparelhos semelhantes passou a ser possível termos Gelo durante o ano todo. Agora imaginem à 100 anos atrás. Como é que se conseguiria Gelo? Apenas no Inverno e nas zonas altas da Madeira, devido à queda de neve e granizo.
Por isso os antigos resolveram o problema construindo reservatórios onde se pudesse armazenar e preservar o Gelo e a Neve que o Inverno trazia, para ser utilizado pelos hospitais e hotéis, surgindo assim os célebres Poços da Neve.
Esses poços baseavam-se em escavações profundas, emparedadas e cobertas com lascas de pedra ficando à superfície com a forma de um iglo, sendo construídos nas serras de S. Roque e na zona do Pico do Areeiro.
Segundo a história, a neve e o gelo eram armazenados nos poços da neve, sendo depois carregado às costas em sacos de couro pelos homens até ao seu destino final. Sem dúvida um feito extraordinário.
Desses reservatórios apenas um chegou aos nossos dias em bom estado de conservação, localizando-se perto do Pico do Areeiro em pleno parque Ecológico do Funchal, a 1600 metros de altitude, estando desactivado mas não deixando mesmo assim de nos lembrar as dificuldades e o engenho dos nossos antepassados.

Sem comentários: