quinta-feira, janeiro 19, 2006

Ilhéus da Ribeira da Janela




Junto á costa na freguesia da Ribeira da Janela, concelho do Porto Moniz, mais precisamente na foz da ribeira encontram-se os Ilhéus da Rama, Ilhéu Alto, e o Ilhéuzinho, mais conhecidos como os Ilhéus da Ribeira da Janela.
Destes 3 ilhéus, o mais famoso, tanto pela sua morfologia como pela sua história, é o Ilhéu Alto, também conhecido como Ilhéu Comprido, localizando entres os outros dois ilhéus, com cerca de 40 metros de altura tem perto do cimo uma pequena abertura, parecendo uma janela. Foi a partir desta particularidade que foi baptizada a freguesia e a ribeira como Ribeira da Janela.
O Ilhéu da Rama ou da Ruama, fica a cerca de 200 metros da costa, sendo o maior e aquele que apresenta alguma vegetação, quanto ao Ilheuzinho, como o próprio nome indica é o mais pequeno, quase parecendo um rochedo, fica mesmo junto á costa.

2 comentários:

Ra disse...

Parabéns pelo Blog, está espectacular!
As fotos são lindíssimas, os textos são breves, simples e dão imenso prazer ao lê-los!
Continuem, porque faço tensões de regressar assiduamente :)

Anónimo disse...

Falta acesentar ao texto...
Alem destes três ilheus, do lado esquerdo, olhando de terra para os Ilheus, existe uma ilheu raso de dois a três metros de altura(maré vazia)o qual se chama "Baixinha". Esta Baixinha seviu durante muitas gerações para a pesca de subsistência das gentes das Ribeira da Janela.