terça-feira, abril 18, 2006

Quinta Pedagógica dos Prazeres - Calheta


A Quinta Pedagógica dos Prazeres, situada junto à igreja, é um espaço multifuncional, composto por quatro áreas:

- Área de cultivo;
- Área de transformação;
- Área de exposição;
- Salão de chá.

Na área de cultivo, de carácter puramente demonstrativo, são privilegiadas culturas “alternativas” como o mirtilo, outros frutos silvestres e plantas medicinais.

Na área de transformação, plantas e frutas da Quinta Pedagógica são preparadas para comercialização na forma de compotas, bolos e ervas medicinais.

Na área de exposição, encontramos animais domésticos de vários pontos do globo, como por exemplo Gansos, Patos, Lamas, Vacas, Burros, Póneis, Cabras Anãs, Porcos Miniatura do Vietnam, Emas, Coelhos, Perus, Galinhas “Penas de Seda”, Galinhas Palheiras, Pombos, Rolas, Faisões, Pavões, entre outros.

No Salão de Chá está disponível uma grande variedade de chás provenientes de plantas cultivadas na Quinta e informações acerca das suas características e benefícios.

Estas quatro áreas são complementadas com um parque infantil, uma pequena horta e uma minhocultura, onde várias dezenas de exemplares de minhocas da Califórnia decompõem o lixo da Quinta, que é depois reutilizado, que torna esta Quinta muito ecológica.
O investimento ascende aos 70.000 euros.

É um espaço lúdico criado pelo pároco local, o padre Rui Sousa, cujas instalações foram concebidas pelo Jardim Zoológico de Lisboa.
O horário de funcionamento vai desde as 9h às 19h30 sendo que no Verão encerra às 21h00.

Actualmente, passando por dificuldades financeiras, este espaço depende muito da boa vontade do povo da freguesia e da bondade dos seus visitantes, que contribuem com o que podem (uma vez que a entrada não é cobrada, isto é o mínimo que podemos fazer para ajudar).
São também organizadas várias actividades durante o ano com o fim de angariação de fundos para ajudar nas despesas da Quinta, das quais fazem parte a promoção da Festa da Cidra, a tradicional Benção dos Animais, o Leilão de Animais e a Festa de Debulha do Trigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Visitei há dias este agradável e bem concebido espaço, tendo oportunidade de conhecer o Sr. Padre Rui Sousa, autor e animador do projecto. Bom seria se fosse acarinhado e apoiado por entidades do governo, por instituiçoes e pessoas de boa vontade,para que tenha vida longa.

JORDAS disse...

Penso que o projecto já demonstrou ter pernas para andar.
O melhor apoio que o Gov pode dar é deixar as pessoas que o lideram fazerem o seu trabalho. Muito bem feito pelo que pude constar.
Parabéns à paróquia dos Prazeres.