quarta-feira, abril 19, 2006

Monumento a João Fernandes Vieira


João Fernandes Vieira foi o pseudónimo utilizado por Francisco de Ornelas Moniz Júnior, nascido na freguesia do Faial a 29 de Junho de 1596, sendo descendente de nobres, cedo sentiu necessidade de imigrar para o Brasil, trabalhando em trabalhos pouco dignos para um nobre, facto que o levou a mudar de nome.
O facto que fez o imigrante madeirense a ser reconhecido, foi a sua participação na libertação do Pernambuco, que havia sido conquistado pelos holandeses à coroa portuguesa, João Fernandes Vieira comandou as tropas portuguesas nessa gloriosa batalha. O destemido madeirense, não ficou por aqui, sendo inumeras as façanhas atribuidas, chegando a ocupar lugares de relevo no Brasil e a receber algumas comendas.
Em 1924, a tutela decidiu homenageá-lo mandando construir um monumento ao Libertador de Pernambuco, obra do escultor Costa da Mota, sendo inaugurado a 12 de Julho de 1925, no lado oeste da Avenida Arriaga.
Depois do alargamento desta avenida o monumento foi colocado no topo nordeste do Jardim Municipal, onde ainda permanece nos dias de hoje, tal facto ocorreu a 3 de Dezembro de 1932.

Sem comentários: