terça-feira, abril 04, 2006

Estrelícia


Pois é, a Madeira é justamente chamada de Jardim do Atlântico e neste blog percebemos bem o porquê desse nome.
A diversidade da flora da Madeira é imensa e para hoje reservei uma flor que por muito tempo foi a “cara” da ilha (ainda continua a sê-lo, mas com menos impacto): a Estrelícia – Strelitzia reginae.
Também conhecida como Ave-do-Paraíso, esta planta herbácea é duradoura e rígida; alguns exemplares atingem mais de 1m de altura. É uma planta ornamental originária da África do Sul, e está em floração durante quase todo o ano.
Toda a planta cresce em sentido ascendente, as folhas grandes acabam por “fechar-se” um pouco. As flores são singulares, cada haste tem apenas uma flor e esta tem a forma da cabeça de um cisne de cor esverdeada e com um ligeiro toque de rosa/avermelhado, com a particularidade de ter uma “crista” de cores alaranjadas e azul/lilás.
Foi em tempos muito cultivada com o objectivo comercial, a única “plantação” que conheci desde criança ficava em Santa Rita, perto da Levada dos Piornais. Actualmente não sei se continua a ser cultivada, mas tanto quanto sei é um negócio que tende a ser abandonado a pouco e pouco.
Facto curioso é que esta planta dá o nome ao leite comercializado por uma indústria madeirense.

Sem comentários: