segunda-feira, abril 17, 2006

Forte de São João Baptista


Já aqui falamos nas invasões que a Madeira sofreu durante muitos anos, facto esse que como sabemos levou as autoridades a construírem pequenas fortificações ao longo da costa, para vigilância e consequente defesa desses ataques.
O Forte de S. João Baptista é uma delas, situado na baía de Machico, junto ao moderno Cais de Machico, o forte foi mandado construir em 1708, pelo Governador da Madeira, o Capitão General Duarte Sodré Pereira.
Como era característico nos Fortes de maiores dimensões e importância, foi construído intramuros uma pequena Capela devota a S. João Baptista, que viria a dar o nome ao imóvel.
Outro nome pelo qual o forte era conhecido era como o Forte do Desembarcadouro, devido à sua localização, mesmo por cima do Cais do Desembarcadouro.
Depois de usado como hospital e colónia de férias para crianças, o forte como muitos outros imóveis históricos na nossa ilha, está em ruínas à espera de que alguém lhe dê a atenção e dignidade merecida.
Infelizmente na nossa terra os imóveis históricos têm duas sortes, são abandonados em ruínas ou transformados em edifícios de restauração ou hotelaria.

Sem comentários: