terça-feira, janeiro 24, 2006

Tabaibeira


Arbusto que dura muitos anos e atinge pouco mais que 1,5m de altura. É espinhoso, suculento e produz um fruto comestível chamado tabaibo que tem uma coloração verde/amarelada.
O tronco verde é composto por caules mais ou menos ovais e espalmados. As flores alaranjadas, crescem no sentido ascendente, são semelhantes a um copo e têm cerca de 6cm.
A Tabaibeira – Opuntia tuna – também conhecida como Figueira-da-índia, é uma espécie que se adapta bem a locais secos, nomeadamente os picos a Sul da Região, mas que precisa de água para que os seus frutos se desenvolvam.
Originária da Jamaica é um dos frutos mais procurados no Verão, visto que são muito suculentos e refrescantes, sendo o seu sabor realçado depois de uma “breve” passagem pelo frigorífico.
A sua época de floração vai desde Maio a Setembro e, como facto curioso, aqui na Madeira costumamos chamar “saruga” aos espinhos que cobrem esta espécie.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá é só para desejar um bom ano para a equipa que dirige este magnífico blog. Passar por aqui é aculturar-se. Jinhos e Abraços.

Anónimo disse...

aj-gomes
Seria possível eu comprar alguns cactos Tabaibo aí na Madeira e enviarem-mos para a ilha Terceira?
Cumprimentos.
aj-gomes@sapo.pt