sexta-feira, janeiro 06, 2006

Canário da Terra


Endemismo macaronésico presente na Madeira, Desertas, Porto Santo, Açores e Canárias.
O Canário da Terra – Serinus canaria canaria – é uma ave de peito e uropígio amarelo/forte, dorso castanho/acinzentado e peito esbranquiçado.
Existem efectivos que são criados em cativeiro e, embora não possuam a mesma beleza dos selvagens, partilham o mesmo cantar melodioso.
É uma espécie vulgar e, apesar de ser ameaçada pelo uso de insecticidas em actividades agrícolas, tem mantido o seu número de efectivos (ao contrário de outras espécies) graças à larga distribuição pela ilha, pode ser observada desde as altitudes mais baixas às mais altas, principalmente no Verão (época do ano em que é mais numerosa).
O ritual de acasalamento é um pouco radical. O macho voa como que em “queda livre”, abre as asas pousado logo depois num ramo, atraindo desta maneira a atenção da fêmea. O seu cantar também tem a sua quota-parte neste ritual.

P.S.: Nada melhor do que um belo pássaro possuidor de um melodioso cantar para "comemorar" o 100º post deste blog. Agradecemos a todos pelas visitas e pelos comentários dados.

Sem comentários: