quinta-feira, janeiro 26, 2006

Cascalho


Não, não é uma paisagem do sítio do Cascalho em São Jorge; é uma paisagem que fica algures a Sul do Paúl da Serra, nas serras da Ponta de Sol, sendo neste local que nasce a ribeira deste concelho.
Neste pequeno troço do percurso (foto), as derrocadas são frequentes, pelo que todo o cuidado é pouco.
O passeio “completo” tem o seguinte itinerário: Poço do Rabaçal – Levada do Paúl da Serra – Cristo Rei (Campo Grande) – Levada da Bica da Cana – Cascalho – Levada das Rabaças – Encumeada, mas há ainda a possibilidade de começá-lo no Campo Grande.
Factos curiosos neste percurso são os diferentes climas existentes à medida que vamos avançando (começa numa zona em que o nevoeiro está quase sempre presente, depois entramos numa área seca e quente (onde o Sol dá o ar da sua graça) e logo de seguida deparamo-nos com uma paisagem húmida, muito verdinha e um pouco mais fria. A outra curiosidade é uma árvore existente no sítio da Cova; a cada ano que passa está mais bela e frondosa, apesar de estar sob constante ameaça devido aos incêndios (muitas vezes de origem criminosa) que assolam este lindo local.

Sem comentários: