sábado, fevereiro 25, 2006

Amanita-mata-moscas


Sabe sempre bem recordar imagens dos tempos em que éramos crianças. Desta vez, optei pelos cogumelos, aqueles vermelhinhos com pintinhas brancas.
Também conhecido por Mata-bois ou Frades-de-sapo, o Amanita-mata-moscas – Amanita muscaria – é uma espécie venenosa. Ao surgir do solo é uma bolinha totalmente branca, ganhado cor e forma com o tempo.
O seu chapéu começa por ser uma bola e ao evoluir torna-se num círculo achatado (em alguns casos parece uma pizza); as cores já todos nós sabemos: vermelho com pintinhas brancas (com a maturidade as pintinhas vão desaparecendo, até que por fim restam muito poucas). Por debaixo do chapéu, este cogumelo é todo preenchido por lâminas brancas. Ainda referente a esta parte da espécie, é curioso as formas que alguns ganham por apanhar muita chuva: ficam quase totalmente voltados para cima exibindo as suas lindas lâminas e nunca escondendo a sua bela cor.
Quanto ao pé, o comprimento varia de indivíduo para indivíduo, mas normalmente é alongado, a sua base é arredondada e mais larga que o resto do pé; para além de todas estas características, a mais importante é a existência de um anel descendente e com final frisado (muito semelhante a um véu).
É muito importante ter sempre em mente que esta é uma espécie venenosa.

Sem comentários: