segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Melro Preto


Turdus merula cabrerae é uma espécie numerosa e dispersa, pode ser encontrada em vários habitats, desde as zonas mais altas às zonas mais baixas.
É facilmente identificada pelo seu canto que é muito forte e bonito. Apesar de serem muito parecidos, o macho e a fêmea têm coloração diferente. O macho é preto, tem bico e anel à volta do olho alaranjados no Verão (no Inverno estes ficam com uma cor mais clara, como o beige). A fêmea é mais acastanhada, o seu peito é malhado e o bico é escuro. Durante o voo, o bater de asas assemelha-se a um “tique nervoso”, por ser muito rápido no abrir e fechar de asas. O seu andar é cómico, é uma ave que costuma andar aos saltinhos (mais ou menos como o Corre-Caminhos).
Os ninhos do Melro Preto são construídos em árvores e possuem uma base lamacenta em cima da qual são colocados os ramos e outros materiais utilizados.
Nesta espécie a postura costuma variar conforme o local onde está construído o ninho, mas os meses em que são mais frequentes são Abril e Maio. Os 3 ou 4 ovos que compõem essa mesma postura variam de coloração, mas a mais frequente é azul com pintinhas castanhas. Depois de uma incubação de duas semanas feita pela fêmea, nascem os filhotes que são cuidados pelo casal durante três semanas e meia (aproximadamente).
Bonito de se ver é a preocupação dos progenitores durante as “aulas” de voo. Ao observar este espectáculo torna-se evidente (no comportamento dos filhotes) o sentimento de descoberta e entusiasmo.

Sem comentários: