domingo, maio 13, 2007

Uveira da Serra


Todos os anos a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal dedica um dia a uma actividade saborosa: a apanha da Baga da Uveira da Serra – Vaccinium padifolium – que se encontra em flor entre Maio e Agosto e dá-nos o seu fruto nos meses seguintes.
É uma espécie muito frequente a maiores altitudes, estando em maior destaque dentro da área do Parque Ecológico.
Este arbusto chega a atingir mais de 5m de altura, onde as folhas verdes em forma de elipse com cerca de 5cm de comprimento cobrem quase completamente a Uveira.
Os galhos mais recentes têm uma coloração avermelhada enquanto que os mais antigos conquistam a cor esverdeada e acastanhada.
As flores têm a forma de sino e a sua coloração é varia consoante a sua maturidade entre o verde, o branco, o amarelo suave e o rosa. Depois de todas estas fases coloridas é a vez do fruto começar a sua transformação do verde para o “quase” preto. Escondem-se entre as folhas, mas são também numerosos comestíveis e muito saborosos.
Para terminar saliento apenas que se trata de mais uma espécie endémica da Madeira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!Boa noite.Descobri outro este este blog quando andava no google a pesquisar material para o blog da nossa escola sobre a feira do gado.Sou de Lisboa e estou a dar aulas aqui há 2 anos e confesso que li o blog inteiro e há muita coisa que desconheçia...Mas alguém tem a ideia de fazer um blog para dar a conhecer a MADEIRA e eu agradeço.
Eu estou a fazer um projecto na escola sobre um dos concelhos da ilha e aqui encontrei material.Obrigada. Boa sorte!

amsf disse...

Entre 1985 e 1989 foram apanhadas algumas toneladas de "amurtos" (fruto da uveira)para exportar para França para a indústria oftalmológica.

Anónimo disse...

fixe eu queria saber alguma coisa sobre a ouveira obrigado.