quarta-feira, abril 04, 2007

Vigias de Baleias


A Ponta do Garajau é um local de visita obrigatória para todos aqueles que nos visitam, não deixando também de ser muito procurado pelos residentes, principalmente nas tardes de domingo.
Tudo isto por causa da enorme estátua do Cristo-Rei, e da fantástica vista sobre praticamente toda a costa do concelho do Funchal.Mas hoje não vou falar de nada disso.

Quando chegamos junto ao varandim por debaixo do Cristo-Rei e olhamos para o mar, vemos a escassos metros, uma pequena construção em cimento que parece abandonada, foi uma coisa que sempre me causou grande curiosidade. O que seria e para que serviria?

Na década de 40 do século passado, com a Europa em guerra foram construídas um pouco por todo o arquipélago pequenas vigias, a finalidade destas vigias era controlar os submarinos inimigos. Nessa mesma altura inicia-se na Madeira a caça à Baleia, sendo desde logo, estas pequenas vigias (6 na ilha da Madeira, 3 nas Desertas e 2 no Porto Santo) aproveitadas pelos baleeiros para vigiar o aparecimento de Baleias.
Com o fim desta actividade, as vigias foram votadas ao abandono, tendo a maioria desaparecido, e mesmo a da Ponta do Garajau está neste momento bastante degradada, parecendo ser usada como wc.

8 comentários:

VN disse...

Parabéns pelo Regresso. Boa Páscoa.

VN disse...

Parabéns pelo regresso. Boa Páscoa.

VN disse...

Parabéns pelo regresso. Boa Páscoa

rouxinol de Bernardim disse...

E eu que julgava a Madeira como uma gigantesca quinta... pulverizada de Vigias... onde um Big Brother manholas observava tudo e controlava todos...

Ana Neto disse...

Interessante! Mas fiquei curiosa... como é que se resolveu o mistério? Ou seja, qual foi a fonte para descobrir que eram afinal vigias baleeiras?

Duarte disse...

Gostei do texto e interessou-me a temática. De facto já vi essa construção e não cheguei a questionar a sua existência, mas esses elementos acerca do aproveitamento daqueles pontos de vigia para visionar baleias, ainda me intriga, mas hei-de pesquisar mais sobre o assunto. Parabéns pelo blog. Saudações ilhés.

amsf disse...

http://pensamadeira.blog.spot

Pelo que sei esses postos de observação nada tem que ver com a detecção de submarinos. A Segunda Guerra Mundial provocou a escassez de combustível pelo que era rentável caçar baleias e transformar a sua gordura num óleo que era utilizado em motores.
A caça à baleia extinguiu-se na Madeira por volta de 1982/43.

Anónimo disse...

Há com cada comentário bacoco Às vezes!! Aquele rouxinol se fosse cantar para o rectângulo e deixasse os madeirenses em paz...
estas vigias tinhas varias funções uma delas era tb avistar barcos e submarinos inimigos assim como o tunel da praia formosa. foram contruidos na mesma altura.