domingo, fevereiro 12, 2006

Pilar de Banger


Durante cerca 140 anos a cidade do Funchal, foi conhecida, retratada, pintada e descrita como um local onde existia uma enorme coluna de pedra com cerca de 30 metros de altura e 3 metros de diâmetro, essa coluna tinha o nome de Pilar de Banger, em honra ao homem que a mandou construir, John Light Banger, um comerciante inglês.
O enorme Pilar foi construído com pedra retirada da pedreira do Cabo Girão e ficou concluído no ano de 1798, tendo como primeiro utilidade o transporte de mercadorias entre os barcos e a terra, por meio de guindastes colocados nele e como um local de sentinela contra navios piratas, sendo mais tarde usado pelos Blandy como posto de sinais para a navegação.
Mas eis que no ano de 1939, alguém teve a infeliz ideia de o destruir, com o objectivo de construir a actual Avenida do Mar, apesar de muitos protestos da população e imprensa, a destruição do Pilar de Banger deu-se em Agosto do mesmo ano.
Em 1987 foi reconstruído parcialmente com algumas pedras originais, não muito longe do local onde primitivamente fora construído.
É certo que jamais poderá ser apagado o erro cometido em 1939, mas pelo menos com esta iniciativa, as pessoas vão ficar sempre a saber que em tempos existiu o Pilar de Banger.
Como curiosidade refira-se que algumas pedras do Pilar de Banger encontram-se na Quinta do Palheiro Ferreiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este artigo ( todo o blog) sobre o Pilar de Banger.
Sabe onde posso saber mais sobre este monumento?
Obrigado.

Anónimo disse...

Muito interessante este seu artigo sobre o Pilar de Banger.
Se puder, diga quais as fontes da sua informação, pois estou interessado em saber mais sobre este monumento.

Anónimo disse...

Não sera possível reconstruí-lo como o original?