quinta-feira, junho 15, 2006

Rotunda do V Centenário


A Rotunda do V Centenário fica localizada á Boca do Túnel da Ponta de Sol, devendo o seu nome à celebração do 500º aniversário da elevação da Ponta de Sol a vila.
No centro da rotunda está implantado um motivo escultórico inaugurado a 2 de Dezembro de 2001, autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, composto por 5 módulos de pedra, que representam os 5 séculos de existência da vila, simbolizando a pedra, o carácter forte das gentes da Ponta de Sol.
Vista de frente, a escultura dá a ideia da proa de um navio, realçando a importância da Ponta de Sol e do seu Porto, no desenvolvimento da zona, a culminar a escultura temos, uma cascata de Água, atribuindo e muito bem, o carácter essencial da água que brota da montanha e atravessa todo o concelho.
É certo que muita gente não gostou da escultura, mas também é verdade que é difícil agradar a todos, eu sou de opinião que o que mais prejudica a obra de arte, é a constante falta de agua, pois se a cascata estivesse a funcionar, decerto as opiniões seriam muito mais positivas.

2 comentários:

Anónimo disse...

A PEDRA CERTAMENTE NÃO ERA O MATERIAL... A ESCULTURA É FRIA INESTÉTICA. ENFIM A PEÇA PARECE SER UM ESBOÇO DE ALUNOS FINALISTAS DE 8º ANO NA AREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL...QUANTO AO MEIO ENVOLVENTE NO COMENTS...

As fontes da minha vida disse...

Obrigada pela sua publicação! Serviu de base para uma minha publicação...

https://asfontesdaminhavida.blogs.sapo.pt/cascata-na-rotunda-do-v-centenario-482639