sábado, junho 03, 2006

Parque de Santa Catarina


Situado na zona oeste da cidade do Funchal, o Parque de Santa Catarina é o maior espaço verde da cidade, abrangendo uma área de 36.000 m2, compreendida entre a Avenida do Infante e a Avenida de Sá Carneiro, local anteriormente ocupado pelo Cemitério das Angustias, entretanto transferido para S. Martinho, e por uns prédios adquiridos pela Câmara do Funchal em 1946, iniciando-se a 15 de Maio desse mesmo ano a construção do Parque, ficando concluído finalmente no ano de 1966.
Além da fantástica vista sobre a cidade do Funchal, o Parque oferece-nos uma grande variedade de flores e árvores endémicas e introduzidas, sempre muito bem cuidadas, e um enorme relvado, não faltando ainda, um grande lago ocupado por patos, com uma ilhota no meio.
Em tempos também existiram pássaros em gaiolas enormes, mas felizmente hoje em dia só existem as gaiolas vazias, uma medida acertada, pois os pobres pássaros, não fizeram nada para serem presos.
Dentro do perímetro do Parque encontra-se a Capela de Santa Catarina, mandada construir no sec.XV, por D. Constança, esposa de João Gonçalves Zarco, contando os livros de história que neste local o descobridor da Madeira construiu uma casa.
O Parque engloba ainda algumas obras de arte: as estátuas do Infante D. Henrique, do Semeador, do Trabalhador Madeirense e de Cristóvão Colombo, a escultura “Torso de Mulher”, e um Monumento aos Aviadores, e ainda estão expostas duas maquinas antigas, uma trituradora de uvas e um Cilindro de Compactação.
Lá encontramos ainda um Bar-esplanada, uma mesa de Ténis, e um parque infantil inaugurado em 1997.
Deixei para o fim o aspecto negativo do Parque, porque apesar de ser um dos locais de eleição, como em tudo na vida existe sempre um senão, estou a falar do clima de insegurança causado por pequenos assaltos, actos de vandalismo e delinquência, o que já levou a Câmara Municipal a lançar a ideia, da colocação de uma vedação, à volta do Parque para melhor controlar as entradas impondo um horário de funcionamento.
Enfim uma medida que não me agrada muito, mas é verdade que algo tem de ser feito, pois o Parque de Santa Catarina é um local demasiado valioso para ser perdido.

Sem comentários: