sexta-feira, julho 06, 2007

Exposição "Cogumelos na Madeira"



Quem me conhece ou segue este blog, sabe do meu interesse pelo mundo dos Fungos, interesse esse que vem desde os primeiros passeios pedestres que fiz pelas serras e levadas da Madeira. Intrigou-me desde o início o facto destes pequenos seres estarem presentes em quase todo o lado, com aquelas formas curiosas e cores fantásticas, sempre denotando uma grande diversidade e capacidade de ambientação.
Este interesse levou-me ao longo destes anos a juntar fotos e dados, adquirindo livros e pesquisando, sempre na expectativa de conhecer melhor a Flora Micológica da nossa ilha, mas não tem sido uma tarefa fácil, pois a juntar a enorme complexidade que o mundo dos Fungos nos reserva, temos a juntar a cada vez maior falta de tempo, pois isto não passa de um passatempo e as responsabilidades da vida têm aumentado.

Também já referi que sou sócio da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (AAPEF), participando regularmente nas acções da Associação.
Sabendo do meu interesse nesta área e conhecendo algumas fotos minhas, o Presidente da Associação, Dr. Raimundo Quintal, em nome da mesma, convidou-me para expor algumas dessas fotos, numa exposição temática inserida na celebração do 11º aniversário da AAPEF, claro que aceitei, além de ser uma maneira de mostrar o meu trabalho também será uma boa oportunidade para dar a conhecer e sensibilizar as pessoas para um mundo ainda muito desconhecido e muitas vezes ignorado.
Desde já agradeço ao Dr. Raimundo Quintal e a AAPEF, pelo convite e confiança no meu trabalho, agradeço também ao Eugénio Santos o seu trabalho na preparação e montagem da exposição.
A exposição terá lugar no Átrio da Câmara Municipal do Funchal, estando a sua inauguração marcada para a próxima Segunda-feira, 9 de Julho, pelas 17:30, com o título ‘Cogumelos na Madeira’.
É com muito prazer que convido todos os interessados a estarem presentes na sessão de abertura ou a visitá-la durante as próximas duas semanas. A exposição encontrar-se-á aberta ao público até o dia 23 de Julho, durante o horário de funcionamento normal da Câmara Municipal do Funchal.

Mas toda esta paixão pelos Fungos, nunca poderia ter sido possível sem a ajuda de algumas pessoas, que como não poderia deixar de ser, merecem um agradecimento especial, estou a falar da Tânia (Taninha), minha amada, grande impulsionadora e companhia desde o início na maioria das visitas de estudo por toda a ilha, sempre paciente a meu lado, muitas vezes sacrificando o seu próprio tempo livre para me ajudar, recolhendo também material fotográfico, não fosse ela uma grande fotógrafa; agradeço também à minha família por compreender a minha ausência e apoiar, e ao Sr. Luiz Franquinho, camarada nos estudos dos cogumelos, sempre pronto para ajudar e partilhar os seus conhecimentos, sem dúvida muito importantes.
Por fim agradeço também ao Prof. Diego de Calonge do Real Jardim Botânico de Madrid, a ajuda na identificação de alguns Cogumelos, e ao Dr. Menezes de Sequeira da UMA, pelo trabalho efectuado sobre a Micologia da Madeira, um último agradecimento a todos os amigos e conhecidos que sabendo do meu interesse vão me facultando informações e apoiando.

Termino com dois apelos:

1º - É importante saber que existem cogumelos comestíveis e outros venenosos, sendo em alguns casos muito difícil distingui-los, por isso nunca colha cogumelos com base em ditos antigos ou crendices, deixe a recolha de cogumelos para os especialistas na matéria, é sem vergonha que digo-vos que apesar de estudá-los há já algum tempo nunca os colhi para comer, mas também não sou especialista nisto, apenas um simples curioso.

2º - Quando alguma vez tiverem o privilégio de estar perante um cogumelo, não o destruam, lembrem-se que ele também tem direito a existir, fazendo parte de um ecossistema, digo isto porque já me aconteceu chegar a locais e encontrar cogumelos destruídos, parecendo terem sido pisados e pontapeados.

6 comentários:

rouxinol de Bernardim disse...

Excelente blog. Preservar a natureza oblige!,..

Imigrante disse...

Rock 'n' roll will never die!
http://imigrante.blogspot.com

Anónimo disse...

É nas escolas que faz falta a sensibilização para a natureza.
Os madeirenses têm a OBRIGAÇÃO de respeitá-la sempre!

César disse...

O seu blog está ao nível da excelência. Muitos parabéns. uma vez que partilho o seu gosto pela natureza deixo a sugestão de post sobre dois exemplos da fauna madeirense. Um deles será a célebre tarântula da Deserta Grande o qual deixo um link que poderá usar como base.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=434771&goto=nextoldest

No fim do posta está uma foto muito boa sobre o bicho.
Falam-me de uma outra tarântula existente nas serras no pico ruivo mas não confirmo uma vez que me foi dito de maneira informal.

Outro dos animais que lhe pedia para pesquisar é sobre a erós ou irós~. Não sei muito bem como é que se escreve mas trata-se de uma pequena enguia que existia nas ribeiras e locais pântanosos da ilha da Madeira. Como sou relativamente novo, nunca avistei tal exemplar da fauna mas os mais idosos relatam encontros com o dito animal. Não sei se será possível ter alguma informação e alguma fotografia pois estou muito curioso se ainda existirão.
Bem haja pelo blog e ficarei muito atento a novos posts.
Obrigado pelo contributo na divilgação do património natural, arquitetónico e cultural Madeirense.

Cesar disse...

Achei algo que poderá estar relacionado. Deixo os links aqui.

http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LN_1094_1_0002.htm

e faça localizar iró ou irós.

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.natur-server.de/Bilder/TP/001/TP00001-Aal.jpg&imgrefurl=http://www.natur-lexikon.com/Texte/TP/001/00001-Aal/TP00001-Aal.html&h=340&w=500&sz=41&hl=pt-PT&start=6&sig2=MPGyFYyqKSQiYOrq_xrZOA&um=1&tbnid=o9E7b29vqQVd1M:&tbnh=88&tbnw=130&ei=3-TaRubSCpO80QT1_oj3CA&prev=/images%3Fq%3DAnguilla%2Banguilla%2BL.-%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

desculpe ser grande o link mas é directo. o nome científico corresponde ao do decreto lei.


http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.opalesurfcasting.net/IMG/anguille_europeenne.jpg&imgrefurl=http://www.opalesurfcasting.net/la_faune_aquatique/l_anguille_europeenne_-_anguilla_anguilla_article720.html&h=384&w=512&sz=144&hl=pt-PT&start=3&sig2=x66dDq54UaLTj_FLeWmnvg&um=1&tbnid=-FiBsIJZUR2prM:&tbnh=113&tbnw=150&ei=3-TaRubSCpO80QT1_oj3CA&prev=/images%3Fq%3DAnguilla%2Banguilla%2BL.-%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

Aqui fica outro.

Anónimo disse...

Parabéns pelo dia do Cogumelo!
Dia triste para a cultura.
L. Pavarotti atingiu a perdeição dos céus.
Que descanse em paz e obrigado pelo legado.