sexta-feira, novembro 18, 2005

Anona da Madeira




A Anona (Annona cherimola Mill) é um fruto tropical originário do Peru e Equador, que na Madeira é cultivado até a altitude de 500 metros, frutificando no período que vai de Novembro a Janeiro.
Na Madeira existem duas variedades, facilmente distinguíveis pela casca; a Anona Lisa, a mais apreciada, pois a casca é mais fina, com poucas sementes, polpa dura e doce, comum em terrenos secos; e a Anona escamosa, que como o próprio nome indica tem uma casca grossa, com muitas escamas, polpa cremosa recheada de sementes, não sendo tão doce como a lisa, mas na mesma deliciosa, é comum em terrenos regadios, ou menos secos.
Nos últimos anos tem havido um esforço da parte das entidades governativas para que a cultura da Anona se imponha no mercado regional e até para exportação, o primeiro passo foi dado com o reconhecimento por parte de Bruxelas da Anona da Madeira com a atribuição do certificado de produto tradicional, de modo a protege-la de imitações.
Outras medidas passaram pela atribuição de subsídios aos agricultores, que apostassem na cultura da Anona e a criação de uma exposição anual, para divulgação e promoção, que se realiza em Fevereiro no Faial.

Sem comentários: