terça-feira, janeiro 08, 2008

Eira do Mourão




Depois de algum tempo de ausência, nada melhor do que um daqueles locais que me fazem lembrar o quão bonita e interessante é a nossa terra.

Sítio da freguesia e concelho da Ribeira Brava, a Eira do Mourão é um daqueles sítios encravados nas serras da Madeira, que devido ao difícil acesso permaneceram escondidos durante anos a fio, onde as pessoas viviam da agricultura, praticamente isoladas do exterior.
Durante muitos anos funcionou ali uma Escola Primária, sendo este o único edifício público do sítio, tendo sido desactivado em 2004 quando já se encontrava em degradação. Depois de restaurado o edifício foi transformado num Centro de Convívio.
Apesar de vermos um grande número de casas e terrenos abandonados, reflexo da procura duma vida melhor por parte das pessoas da terra, é interessante notar o aparecimento de novas habitações, o que de certeza não é alheio à estrada recentemente construída.
Para os amantes das caminhadas a pé, é de referir o trajecto através da Levada do Norte que passa junto à Eira do Mourão, pudendo também ser utilizada a vereda que atravessa este sítio até a Fajã da Ribeira em direcção à Ribeira Brava, como alternativa.

11 comentários:

Rui Caetano disse...

Conheço o local e considero-o uma beleza que merece ser conhecida e visitada.

Unknown disse...

Parabéns pelo site...está fantástico... ;)

Marco A. disse...

Belíssimo local, um pequeno paraíso, e belíssimo blog também, parabéns.

Dakini disse...

Muito bonito!!! Madeira nossa ilha!!!! Tb tenho um blog de fotos: http://aquihafoto.blogspot.com/

Tudo de bom

eu disse...

A nossa terra tem sítios fantásticos! E eu não conheço este! Que desperdício!
Obrigada pela informação.

MMV disse...

Desconheço o lugar, mas tenho que o conhecer... Tenho muita curiosidade!

3ºC - EB de Fragosela disse...

É um sítio muito bonito. Dei lá aulas durante dois anos seguidos, em 1992/93 e em 1993/94. Para lá chegar tinha de descer 715 degraus. A paisagem é fantástica.

José Leite disse...

Um sonho deveras!

Anónimo disse...

O percurso desde a Fajã da Ribeira até à Eira do Mourão devia ser incluído num género de "Roteiro Antropológico do Mundo Rural Madeirense", tal é o número de vestígios de patrímónio edificado, melhor dizendo aproveitado, que mostram quão dura foi a vida de muitos dos nossos antepassados, até há bem poucos anos.
Vale a pena visita. Ela obrigaria a uma reflexão, a nós, que achamos que temos direito a tudoe mais alguma coisa.

Walker Pobre

orlando disse...

ola eu so filho desta terra muito linda andei nesta escola tanho muitas recordacoes este pico taem alguma coisa de majico comprimentos pra tudos pico lindo orlando

Manuela disse...

Parece ser um sítio calmo.
Sem dúvida merece ser visitado.