sábado, dezembro 31, 2005

Fim-de-Ano na Madeira


E chegamos ao final de mais um ano. Na passagem de 2005 para 2006 os votos repetem-se: que o novo ano seja melhor que o anterior.
Como sempre o espectáculo pirotécnico no anfiteatro do Funchal é muito procurado, tanto por residentes como por turistas.
Este ano estão programados 40 postos de fogo-de-artifício que irão originar 90.000 disparos.
É também “tradição” ver o Porto do Funchal encher-se de Paquetes que, à meia-noite, provocam uma melodia com as suas “buzinas”. Nesta noite mágica são esperados 11 Paquetes (Van Gogh, Albatroz, Maxim Gorkiy, MSC Opera, Queen Elisabeth 2, Athena, Aurora, Lili Marleen, Costa Marina, Black Prince, PFC Dwayne T. Williams – que fará escala de rotina – e Saga Rose – que não fará escala) que trarão mais de 10.000 turistas à Madeira.
Para além de postos terrestres, haverão 6 embarcações que servirão de postos marítimos, 3 em frente à baía (Sena Lino, Coadouro e Bisonte) e 3 por detrás da Pontinha (Arco, Baixio e Porto Novo).
Os residentes também têm uma participação especial nesta noite, pois são convidados pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura a iluminarem as casas viradas para o Funchal com velas e luzes para tornarem o espectáculo mais colorido e luminoso.
É esperado também um mar de gente que irá preencher todos os espaços do Cais, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Avenida Sá Carneiro, alguns miradouros (Neves, Pico dos Barcelos, Nazaré, Pico Alto e outros pequenos miradouros) e até o Pico da Cruz (Nazaré) será coberto por um “manto de olhos” à espera das 12 badaladas.
Mas que não se pense que este espectáculo é exclusivo do Funchal. Porto Moniz, Machico e Porto Santo também aderiram a este costume.

Sem comentários: