domingo, outubro 30, 2005

Quinta do Santo da Serra


Localizada mesmo junto ao Centro de Saúde local, o Parque da Quinta da Junta de Freguesia de Santo António da Serra, seu verdadeiro nome, está longe do fulgor de outros tempos, quando era uma das quintas mais famosas e visitadas da ilha devido à presença de cangurus, veados e cavalos.
Hoje em dia já sem os cangurus, mas ainda com veados, cavalos (ocasionalmente), patos e pavões, vale a pena visitá-la pela paz e sossego que podemos desfrutar (excepto aos Domingos, devido ao movimento local).
No Miradouro da quinta podemos observar o vale de Machico.
Durante toda a visita tivemos a companhia de Tentilhões (Fringilla coelebs madeirensis), Melros Pretos (Turdus merula cabrerae) e algumas Lavandeiras (Motacilla cinerea schmitzi); tivemos ainda a oportunidade de observar o raríssimo Verdilhão (Carduelis chloris aurantiiventris), o tímido Papinho (Erithacus rubecula microrhynchus) e o irrequieto Bis-Bis (Regulus ignicapillus madeirensis).
Para além das aves, as borboletas que por lá andam também enriquecem a fauna da quinta. Pudemos observar a linda Monarca (Danaus plexippus), Pequena Branca (Pieris rapae) e a Maravilha (Colias crocea).
A flora também é muito vasta, vimos Lauráceas, plantas endémicas da Região (a que me chamou mais a atenção foi a Erva do Coelho - Pericallis aurita) e ainda algumas espécies de Cogumelos.

Sem comentários: