quinta-feira, maio 17, 2007

Miradouro do Fio


Situado na Ladeira dos Zimbreiros, freguesia da Fajã da Ovelha, concelho da Calheta, o Miradouro do Fio é um local privilegiado para desfrutar a paisagem oeste da vila do Paul do Mar.
O nome advém de no miradouro ter sido instalado noutros tempos um Fio de Carga, que servia para transportar mercadorias que abasteciam a freguesia da Fajã, evitando assim que as pessoas subissem a íngreme ladeira com enormes cargas às costas.
Felizmente, o antigo Fio e as ruínas do armazém que o mantinha, estão relativamente preservados, o que aumenta em muito o valor do Miradouro.Começando a descer a Ladeira dos Zimbreiros o Miradouro fica a 10 minutos de distância, mas para aqueles que têm mais tempo, capacidade física e gostam de caminhadas aconselha-se a descida pela Ladeira até à Vila do Paúl do Mar, sem duvida um percurso muito bonito e agradável.

domingo, maio 13, 2007

Uveira da Serra


Todos os anos a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal dedica um dia a uma actividade saborosa: a apanha da Baga da Uveira da Serra – Vaccinium padifolium – que se encontra em flor entre Maio e Agosto e dá-nos o seu fruto nos meses seguintes.
É uma espécie muito frequente a maiores altitudes, estando em maior destaque dentro da área do Parque Ecológico.
Este arbusto chega a atingir mais de 5m de altura, onde as folhas verdes em forma de elipse com cerca de 5cm de comprimento cobrem quase completamente a Uveira.
Os galhos mais recentes têm uma coloração avermelhada enquanto que os mais antigos conquistam a cor esverdeada e acastanhada.
As flores têm a forma de sino e a sua coloração é varia consoante a sua maturidade entre o verde, o branco, o amarelo suave e o rosa. Depois de todas estas fases coloridas é a vez do fruto começar a sua transformação do verde para o “quase” preto. Escondem-se entre as folhas, mas são também numerosos comestíveis e muito saborosos.
Para terminar saliento apenas que se trata de mais uma espécie endémica da Madeira.