terça-feira, julho 25, 2006

N.R.P."Andrómeda"



Quem tem ido nos últimos tempos ao Funchal, de certo que já reparou num pequeno navio de cor branca com uns numeros no casco, que se encontra atracado junto ao molhe da pontinha, trata-se de uma lancha hidrografica da marinha portuguesa, a N.R.P. “Andrómeda”.
A Andrómeda, é uma lancha concebida para actividades de investigação hidrográfica e oceanográfica, em estuários e zonas costeiras.
Embora normalmente seja usada em trabalhos de utilidade científica, também pode ser utilizado para fins militares.
Depois de construída nos Estaleiros do Arsenal do Alfeite, foi lançada à água a 12 de Dezembro de 1985, tendo iniciando a sua actividade operacional em Maio de 1987, com o número de amura A 5203.
A sua vinda á Madeira prende-se com a realização de trabalhos topo-hidrográficos na costa norte da ilha da Madeira e nas Desertas, para posterior elaboração de cartas náuticas actualizadas, pois as actuais datam do longínquo ano de 1937.
Encontra-se na região desde o dia 21 de Junho, partindo esta semana para Lisboa, depois de finalizados os trabalhos que ocuparam a sua estadia no Arquipélago durante cerca de um mês.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continua aí. O que se passará?

Anónimo disse...

Muito bem! É sempre um prazer reparar que a nossa "princesinha", nome carinhoso pelo qual tratamos o nosso navio, não passou despercebida pela terras madeirenses. Apesar de esta ter sido uma missão particularmente cansativa e longa, é com pena e com alguma saudade na bagagem que partimos deste pequeno paraíso Atlântico. Levamos uma série de boas recordações, assim como bolos de mel e vinho da Madeira, dessa bela ilha e das suas simpáticas gentes. Um sincero obrigado pela atenção e os cumprimentos de um camarada ilhéu que cumpre serviço na nossa mui nobre e prestigiada Armada Portuguesa. Bem haja!